Skip to main content

Tudo sobre clareamento dental

By 27 de setembro de 2021janeiro 3rd, 2022Clareamento Dental
Saiba tudo sobre clareamento dental

Sendo um dos nomes mais procurados nos consultórios, o clareamento dental é um procedimento invasivo que tem a promessa de proporcionar um sorriso mais branco e livre de manchas, o que aumenta a autoestima de muitas pessoas. A estética bucal tem o poder de trazer de volta a confiança. Então, se você tem dúvidas quanto ao procedimento, continue lendo este artigo. 

 

Como funciona o clareamento dental? 

Para chegar melhorar a aparência dos dentes, o clareamento dental conta com produtos à base de peróxido de hidrogênio que, ao entrar em contato com a superfície dos dentes, rompem as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e, com isso, deixam o esmalte do dente mais claro. Sendo assim, pelo contato com agentes clareadores, é possível recuperar a cor natural dos dentes.

É muito importante ter em mente que, quando se faz clareamento dental, além da superfície dentária, a gengiva também será afetada durante o processo, portanto, ela também necessita de uma proteção exclusiva. Para que tudo ocorra sem danos, o dentista realiza uma pequena limpeza na superfície dos dentes a serem clareados, protegendo a gengiva para que o gel clareador não venha a queimá-la. 

Atualmente, esse tratamento pode ser feito no consultório ou em casa. Entretanto, é somente um dentista quem poderá avaliar qual a melhor opção para cada caso e, mesmo que o tratamento caseiro seja o selecionado, a supervisão do profissional será imprescindível durante todo o processo, garantindo maior eficácia e segurança. 

 

Clareamento caseiro

Para realizar o  clareamento caseiro, o dentista desenvolve uma moldeira que se encaixa perfeitamente nas arcadas dentárias do paciente. Essa moldeira é como uma capa transparente, onde um gel com uma concentração de peróxido é aplicado. A dosagem segura do produto é escolhida de acordo com as características particulares dos dentes do paciente.

Durante o tratamento, o paciente deverá usar a moldeira com o produto, por aproximadamente 30 dias, durante duas horas por dia. O resultado começa a surgir em algumas semanas, mas tudo depende da concentração do agente clareador e da frequência de uso estabelecida pelo dentista.

 

Clareamento de consultório

Em muitos casos, o clareamento de consultório também pode ser uma excelente opção. Como o nome já entrega, neste método, o procedimento todo é realizado no próprio consultório, com o seu dentista. Para isso, após a proteção das gengivas, é aplicado nos dentes do paciente, o gel clareador, que é ativado através de um laser ou luz led. Geralmente, são necessárias cerca de três sessões para que o resultado seja satisfatório. 

 

Combinação entre o método caseiro e o de consultório

Para alguns casos, também pode ser indicada a combinação entre o clareamento caseiro e o de consultório. Neste caso, o uso do produto em casa é intercalado com as sessões de laser. Assim, é possível chegar ao limite máximo de clareamento do dente, com segurança, evitando futuros problemas ocasionados pelo excesso da substância clareadora.

 

E as contraindicações? 

Apesar de serem poucas, as contraindicações em relação ao clareamento dental existem. Geralmente, não é recomendada a realização do procedimento em gestantes, lactantes, pessoas com muita sensibilidade dentária ou irritação gengival, pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia recentemente, pessoas com muitas restaurações nos dentes, entre outros. Por isso, a avaliação com o dentista é sempre indispensável. 

 

Sorriso bonito é sorriso saudável

Agora que você já sabe mais sobre o clareamento dental, provavelmente está curioso para saber qual o mais indicado para você. Então, se você deseja ter dentes  ainda mais bonitos e saudáveis, entre em contato e agende sua consulta. Será ótimo lhe atender e cuidar do seu sorriso. 

Leave a Reply